domingo, 22 de julho de 2012

Desejada

Olá! Há alguns dias atrás, quando falei dos livros que iria ler, esqueci-me de mencionar o que estava naquele momento a ler, "Desejada" de P. C. Cast, e aqui vai a crítica:

         Sinopse: Lina trabalha numa padaria mas o negócio não está a correr muito bem e Lina precisa de um plano. "Quando tropeça, acidentalmente, num livro de culinária italiana da deusa, Lina não consegue deixar de pensar que encontrou a solução para os problemas, mesmo que isso implique invocar uma deusa para salvar o seu negócio. Mas Deméter, a deusa do livro, já tem o seu próprio plano e quando se encontra com Lina propõe-lhe que troque a sua alma com Perséfone, "a deusa da primavera, que irá dar uma nova vida à padaria. Em troca Lina terá de repor a ordem no submundo." Lina até se dá bem no plano até ao momento em que Hades, deus da morte, acende uma chama no seu coração.

         Minha Crítica: Há duas razões que me levaram a ler este livro: sempre quis ler alguma coisa da P. C. Cast porque tem imenso sucesso e os seus livros constam ser hilariantes (só li um pequeno conto dela e achei fenomenal). A segunda razão é porque este livro fala de mitologia (que eu adoro) nomeadamente a minha estória preferida, a de Perséfone e Hades (que irei pôr mais abaixo neste post porque sou super simpática :D e quero partilhar com vocês uma das minhas estórias favoritas).
                Vou ser sincera com vocês: este livro dececionou-me com bocado. Achei algumas partes chatas e não gostei nada do final. Demorei um bocado a entrar no livro. As personagens e a escrita eram boas e tem muitos aspetos da mitologia que eu não sabia e gostei de ler. Basicamente este livro conta a já conhecida estória de Perséfone e Hades mas em versão romântica (sim, este livro é muito muito romântico). É uma excelente leitura de verão (embora a capa transmita o contrário).

Aconselho este livro àqueles super românticos e que gostam ou querem começar a gostar de mitologia. Ou se quiserem um daqueles livros ótimos para ler nas férias.

Hades e Perséfone (há várias versões e eu estou a contar a mais simples de todas):
        
          Hades estava a passear quando foi atingido por uma seta do Cupido (literalmente) e apaixonou-se por Perséfone, a deusa da primavera. Doido de amor, Hades rapta Perséfone que, apavorada, chama por socorro à mãe e às amigas mas em vão.
          Deméter, mãe de Perséfone, procura-a por todo o lado e acaba por encontrá-la. Como a queria de volta, e Hades não a queria devolver, acabam por fazer um pacto: durante seis meses do ano Perséfone ficaria com a mãe e durante os outros seis meses do ano ficaria com Hades. E assim foi, nos meses em que estava com a mãe, Perséfone estava contente, e irradiava magia. Nos meses em que estava com Hades, Perséfone chorava, imersa em tristeza. Isso refletia-se na Terra criando assim as quatro estações do ano.

                                                                     Boas Leituras =) 

2 comentários:

  1. gosto imenso do teu blog pk adoro a maneira como falas dos livros q les e fazes com q os leitores do teu blog tenham mais vontade de ler.
    eu tenho o gosto parecido ao teu no q se trata aos livros.
    kiss

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Só conheci o teu blog hoje, mas adoro-o! Também adoro ler, ando sempre com livros atrás e não posso sair de casa sem um!
    Gostava que fizesses um post sobre os Jogos da Fome, já que é a melhor trilogia que eu já li.
    Beijos!

    ResponderExcluir