quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Rapariga das Laranjas

Olá! Hoje vou falar do livro "A Rapariga das Laranjas" escrito por Jostein Gaarder.

          Sinopse: Georg Roed tem 15 anos e o seu pai morreu demasiado cedo, quando ele tinha 4 anos. Mas Georg recebe uma carta que o seu pai escreveu antes de morrer e começam a dialogar e a ter a conversa de adultos que nunca puderam ter. "Na carta, o pai de Georg fala-lhe de uma bela rapariga carregada com um saco de laranjas a quem procura incansavelmente, enquanto imagina a razão que a leva a atribuir um valor tão grande às laranjas que ele, desastradamente, fez rolar pelo chão num primeiro encontro."

         Minha crítica: Eu tinha altas expectativas em relação a este livro (o autor é o mesmo que escreveu O Mundo de Sofia) e deixem-me que vos diga: não me dececionou. Basicamente é a estória de um pai que sabia que ia morrer cedo e então decide escrever uma carta de amor, pois não vai poder acompanhar o crescimento do seu filho e quer "transmitir-lhe o seu amor à vida e ao mistério insondável que ela encerra". É um livro que nos põe a pensar sobre o que nos rodeia, que nos faz questionar. Fala de questões interessantes como o amor, a vida e o que fariamos se pudessemos escolher coisas que à partida são inevitáveis. Está muito bem escrito, muito poético, filosófico... mas tem uma escrita simples e de fácil compreensão. O livro é muito curto (tem 123 páginas) mas, para mim, não foi uma leitura rápida porque queria assimilar todas as bonitas coisas que estavam escritas antes de passar para a página seguinte. Também gostei dele porque tinha um bocado de mistério em relação à rapariga das laranjas.

Aconselho este livro a todos. É lindíssimo, conta uma estória simples mas cheia de maravilhosos significados por trás. Boas Leituras =) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário